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Exemplo de Sequência Didática

Proposta: Produção de um texto argumentativo a respeito do papel da gramática dentro da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio, que será posteriormente corrigida pelos próprios alunos.

Conteúdos:
·         Leitura e atividades de compreensão dos textos de Luiz Fernando Veríssimo e Alberto da Cruz;
·         Análise do conteúdo programático da disciplina de Língua Portuguesa;
·         Entrevistas/conversas com pessoas de diferentes níveis sociais;
·         Estudo de linguagem argumentativa e dissertação.

Aulas previstas: 12 aulas

Objetivos de ensino-aprendizagem:
·         Compreender as diferenças de linguagem entre distintos grupos;
·         Utilizar corretamente os operadores argumentativos;
·         Identificar em seu texto as marcas de coerência: continuidade, progressão, não-contradição e articulação;
·         Sustentar seu ponto de vista com argumentos fundamentados;
·         Entender a estrutura da dissertação.


Atividade de apresentação dos textos e apresentação da atividade (2 aulas):
·         Iniciar com o título instigante do texto de Luiz Fernando Veríssimo e o que ele significa para os alunos antes da leitura do texto;
·         Pequena biografia do autor e contexto em que a crônica foi escrita;
·         Leitura do texto e comparação do que se esperava e do que se apresentou no texto;
·         Discussão sobre a motivação de Luiz Fernando Veríssimo ao escrever a crônica;
·         Discussão sobre a visão da gramática dada por Veríssimo. Será mesmo que ele pouco a entende?
·         Leitura do texto de Alberto Cruz;
·         Discussão sobre a visão de Alberto Cruz a respeito do texto de Veríssimo, comparando com a visão obtida dos alunos;
·         Discussão sobre a importância da gramática nos diferentes grupos sociais existentes.
·         Identificação dos argumentos utilizados nos textos e os operadores argumentativos utilizados;
·         Estudo detalhado do significado de cada operador argumentativo no texto, qual seria o impacto da retirada ou substituição do operador?
·         Identificação das marcas de coerência nos textos;
·         Investigação dos conhecimentos iniciais dos alunos acerca dos operadores argumentativos e da construção de textos argumentativos.

Atividade inicial (2 aulas):
·         Desenvolvimento de um texto argumentativo em grupo (no máximo 4 alunos);
·         Troca dos textos entre grupos para leitura e comentários;
·         Discussão sobre as diferenças nas produções, o que poderiam melhorar.

Atividades intermediárias (6 aulas):
·         Pesquisa sobre o conteúdo programática da disciplina Língua Portuguesa na escola e na série/turma.
·         Identificar os conteúdos que estão ligados à gramática.
·         Entender o que é a gramática e, resumidamente, do que se tratam os conteúdos que estão no cronograma da disciplina.
·         Conversar/entrevistar pessoas de diversas classes sociais e profissões para determinar qual importância elas dão à gramática.
·         Buscar textos de especialistas a respeito do estudo da gramática no ensino médio.
·         Compreender a utilização dos operadores argumentativos no texto.
·         Compreender os elementos de coerência no texto argumentativo.
·         Desenvolver um ponto de vista próprio a respeito do estudo da gramática na série em que se encontra.
·         Defender seu ponto de vista a partir de argumentos explanados num texto argumentativo.

Atividade pós-texto (2 aulas):
·         Troca e leitura de textos entre os alunos (cada aluno lê 4 outros textos e “avalia” cada um).
·         Discussão sobre as diferenças nos argumentos utilizados.
·         Discussão sobre as correções feitas pelos alunos: quais foram os maiores problemas encontrados? Você acha que seu texto também apresentava esse problema? Quais problemas você acha que seu texto apresentou? Como poderíamos melhores esses itens?
·         O professor recolhe os textos e também as folhas com as correções dos alunos, preparando um compilado com todas as correções feitas em cada texto, devolve o texto para cada aluno.
·         Discussão sobre o próprio texto corrigido: achou justo? Achava que tinha esse problema? Como é possível reescrever?
·         Diante de todos os textos que o aluno leu, fazer uma última discussão sobre o conteúdo gramatical que foi/será estudado no ano.


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